12 de agosto de 2017

Lula: "Esse país pode voltar a sorrir e ser respeitado"

Ex-presidente participou neste sábado (12) da 11ª Plenária da CUT, no Rio de Janeiro.

"Sou uma peça de uma máquina chamada povo brasileiro. Eu só sou o que sou pela evolução da consciência política do povo, que entendeu que pode melhorar de vida. Nós provamos que o Brasil pode ser grande. Por isso, tenho certeza que esse país pode voltar a sorrir e ser respeitado", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde deste sábado (12), na quadra do Império Serrano, no Rio de Janeiro (RJ), durante o encerramento do Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Durante o ato, o ex-presidente voltou a criticar o desmonte das políticas sociais do governo de Michel Temer e afirmou que o objetivo da perseguição ao PT é destruir os direitos conquistados nos últimos anos. "Fico muito triste porque deram um golpe no país dizendo que o PT era a desgraça do Brasil. Eles diziam que o Brasil ia melhorar e estão a cada dia quebrando mais o nosso país, desmontando a Petrobras, diminuindo a possibilidade de os jovens pobres da periferia chegarem à universidade", disse.

Lula relembrou os avanços e as conquistas sociais dos últimos 13 anos, como a geração de 22 milhões de empregos e aumento de 74% do salário mínimo, e afirmou que o trabalhador não pode ser responsabilizado pela falta de dinheiro da Previdência. "Nós provamos que sabemos cuidar do nosso povo. Durante o nosso governo, a previdência social foi superavitária pela quantidade de empregos que criamos. A falta de dinheiro na previdência é resultado da incompetência de quem está governando o país hoje".

O ex-presidente lembrou ainda das 70 milhões de pessoas que conseguiram abrir uma conta no banco durante os governos do PT. "Para quem já tem, parece uma coisa normal. Mas, para um catador de papel que abre uma conta, é uma revolução e conquista de cidadania", afirmou Lula. Os avanços em educação, como a construção de 18 novas universidades, 472 escolas técnicas e 123 extensões universitárias também foram citados pelo ex-presidente. "Lamento profundamente que a educação seja tratada como gasto e não como investimento na planilha do atual governo".

Para Lula, a perseguição política e midiática da qual é vítima diariamente é para impedir sua candidatura nas próximas eleições. "Não querem que a gente prove que um metalúrgico sem diploma universitário possa fazer mais pelo povo do que todos os doutores que estão no Planalto. Eu gostaria de ter diploma, mas tenho um diploma que eles não vão aprender na universidade, que é conhecer a alma do nosso povo e conversar de igual para igual. Por isso, vou voltar a viajar o país no próximo dia 17. Não sei quanto tempo tenho de vida, mas vou brigar para ser candidato em 2018 e melhorar a vida do povo brasileiro", finalizou.

Confira o discurso de Lula na íntegra:  

 - https://www.facebook.com/Lula/videos/1401740659894930/

Leia também:

  - "Nenhum juiz tem o direito de contar mentiras a meu respeito e dizer que eu roubei"



Nenhum comentário:

Postar um comentário