11 de novembro de 2017

Protestos de Norte a Sul repudiam reformas de Temer


Centrais Sindicais e os movimentos sociais brasileiros saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (10) para denunciar em protestos unificados a reforma trabalhista de Michel Temer, considerada o maior ataque aos direitos dos trabalhadores em 74 anos da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Lei sancionada por Temer entra em vigor neste sábado (11) desequilibrando em favor dos empresários as relações de trabalho.

Interdição de ruas, atos políticos, caminhadas, assembleias, paralisações aconteceram nesta manhã nos quatro cantos do país e prosseguem no período da tarde. Praças Públicas, prédios do INSS, portas de fábricas, sedes da Justiça do Trabalho, rodovias foram os pontos mais comuns onde ocorreram as manifestações.

Dirigentes sindicais, integrantes de movimentos sócias, trabalhadores da Justiça do Trabalho, Fiscais do Trabalho e Trabalhadores Rurais prometem não dar trégua ao governo Temer, que pressiona pela aprovação da Reforma da Previdência. A Portaria do Trabalho Escravo também foi rechaçada pelos manifestantes.

Rio de Janeiro

Centenas de pessoas participam de uma manifestação contra as reformas Trabalhistas no Centro do Rio, na noite desta sexta-feira. O ato, que saiu da Igreja Candelária e segue para Cinelândia, reúne militantes de diversas categorias e movimentos sociais. De acordo com a Polícia Militar, o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos e o 5º BPM (Gamboa) acompanham o protesto, que segue pacífico.


Manifestação contra reformas no Centro do Rio - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

São Paulo

A praça da Sé ficou lotada em São Paulo no ato nacional das centrais sindicais contra as reformas trabalhista e da Previdência Social do governo Temer. Hovue caminhada no final da concentração atá a avenida Paulista. Protestos também aconteceram em diversas regiões da região metropolitana.



Pará

Manifestantes tomaram as avenidas principais da cidade em caminhada até o mercado Ver-o-Peso no centro da capital paraense. O protesto iniciou em frente a sede da Justiça do Trabalho.


Rio Grande do Sul

Assembleias em portas de fábricas marcaram o dia de mobilização contra as reformas de Temer na região metropolitana de Porto Alegre. Foram realizados protestos em bancos, refinarias e os trabalhadores estão "em estado de greve". Nesta tarde estão previstos atos na Esquina Democrática na capital.


 Pernambuco

A área central de Recife foi tomada por manifestantes que exibiam cartazes "Reaja agora ou morra trabalhando" em referência ás reformas da Previdência Social e a Trabalhista. os protestos aconteceram em frente a Superintendência Regional do Trabalho.

Mato Grosso

Trabalhadores da Universidade Federal do Mato Grosso realizam panfletagem em frente ao Campus da universidade denunciando as reformas de Temer e os cortes no orçamento das entidades federais.


Confira imagens dos atos em outras localidades:

Protesto no ABC Paulista


Rodoviários de Salvador paralisam atividades



Trabalhadores cruzam os braços na porta da fábrica em Santa Catarina



São Luis (MA)


Fortaleza (CE)


Belo Horizonte (MG)


Maceió


Leia também:

Ato na Sé (SP): Reforma trabalhista é o maior assalto ao trabalhador


Nesta sexta-feira (10) de protesto contra a reforma trabalhista de Michel Temer, todas as centrais sindicais do país se reuniram na praça da Sé em São Paulo. Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) afirmou no ato: “Estamos contra o maior assalto praticado contra a classe trabalhadora". A partir de amanhã (sábado) o trabalhador chega ao trabalho sendo ameaçado. Não vamos permitir”, declarou. A reforma entra em vigor neste sábado(11).
Os protestos reúnem movimentos sociais e acontecem em todo o país denunciando a reforma trabalhista, a reforma da Previdência Social e a Portaria 1129/2017 que enfraquece o combate ao trabalho escravo.

Confira AQUI na íntegra o discurso do dirigente da CTB:

do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário