17 de janeiro de 2018

Defesa de Lula rebate O Globo e espera julgamento justo do TRF4


O Globo dá seu veredito e monta uma sessão de julgamento fazendo denúncias e tecendo críticas a defesa do ex-presidente Lula na análise do caso Triplex com uma série de afirmações "inverídicas" em editorial nesta terça-feira(16). Segundo o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Martins Zanin, "claramente tentando mascarar a fragilidade jurídica daquela sentença do Triplex que será analisada no próximo dia 24, disse em vídeo divulgado nesta manhã.

O advogado reitera que neste julgamento, a denúncia colocada foi que o ex-presidente Lula teria recebido o apartamento Triplex no Guarujá e que o mesmo teria sido adquirido com base em três contratos firmados entre a OAS e a Petrobras e que sobre isso, "não há qualquer recurso da Petrobras que tenha sido destinado ao presidente Lula, ressalta, lembrando que o próprio juiz Sérgio Moro, já reconheceu essa condição ao julgar os embargos de declaração, destaca Zanin.

Outra condição destacada pelo advogado de defesa é que não há qualquer ato que prove que, enquanto presidente, Lula tenha recebido algo da OAS. “Não há ato de oficial, não há ato de beneficiar qualquer empreiteira”, explica.

Caixa tem 100% dos direitos econômico-financeiros do triplex

Zanin recordou que mais uma prova de que o apartamento é de propriedade da empreiteira é que o imóvel vem respondendo por dívidas da OAS na Caixa Econômica Federal. O banco confirmou que o Triplex é garantia de dívidas da empreiteira e o fundo FI-FGTS detém 100% dos direitos econômico-financeiros sobre o apartamento.

Em entrevista à imprensa quando a prova veio à tona, o advogado Cristiano Zanin afirmou a jornalistas: "Léo Pinheiro esqueceu de dizer [a Sergio Moro] que ele próprio, com sua assinatura, havia levado, em novembro de 2009, à junta comercial, um documento que transferiu à Caixa 100% dos direitos econômico-financeiros do triplex e dos demais imóveis do Solaris. Então, como ele pode ter dado esse apartamento a Lula se, no mesmo ano, ele deu o imóvel como garantia à Caixa? Para que Léo Pinheiro pudesse afirmar que deu, ele teria de mostrar um recibo de que depositou na conta da Caixa os valores correspondentes a esse apartamento. Isso jamais ocorreu."

Julgamento imparcial

A defesa diz ainda que as denúncias são absolutamente infundadas. “Lembrando que o juiz Sérgio Moro acusa o ex-presidente com base em publicação de reportagem do próprio O Globo. E por isso, tentam mascarar essa realidade, disse Zanin sobre o editorial. “Nós esperamos que o TRF-4 possa dar um julgamento justo, imparcial e independente e se isso ocorrer haverá o reconhecimento da inocência do ex-presidente Lula”.

Confira a íntegra de sua fala no vídeo:


Leia também:

CUT e movimentos estarão com Lula na Paulista no dia 24


No próximo dia 24, a CUT, sindicatos, federações, confederações e movimentos sociais ligados às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estarão ao lado de todos aqueles que defendem a democracia.

Na cidade de São Paulo, a atividade será a partir das 17h, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, e contará ainda com artistas, intelectuais e o próprio Lula.

Os atos em São Paulo e na cidade de Porto Alegre (RS) serão as principais ações no país no dia em que ocorre o julgamento, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), do recurso no processo referente ao caso do tríplex do Guarujá (SP), parte da Operação Lava Jato. Mas, além dessas ações, vigílias e protestos já estão agendados em vários municípios brasileiros.

Para lideranças como o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o principal crime de Lula é ser líder das pesquisas de intenção de votos e o julgamento poderá condenar alguém inocente, num caso sem provas ou testemunhas que evidenciem ilegalidades, tratando-se, portanto, de uma perseguição política.

"É a disputa de um projeto para um país subordinado aos interesses do grande capital internacional - um país para poucos -, contra a de um país soberano, com indústria e agricultura nacional pujante, geração de emprego e distribuição de renda, um país para todos e todas. É disso que se trata essa perseguição."

Presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo reforça o direito de o povo brasileiro ser o verdadeiro juiz a julgar Lula nas próximas eleições. “O julgamento é apenas uma parte da disputa que os movimentos estão dispostos a fazer neste ano. A partir do dia 25, seja qual for a decisão do tribunal, a nossa luta continua”, alerta do dirigente.

A afirmação dos presidentes mostra que a disputa tende a se acirrar, como também confirma o manifesto em favor de Lula que já atingiu até o momento a marca de 182.060 assinaturas, com apoiadores do Brasil e de outros países.

Assim tem início o ano de 2018 que, na avaliação da presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Nayara Souza, repete um dos maiores desafios da história do povo brasileiro, o de defender o Estado Democrático de Direito.

“É momento de mostrar ao país todo que só a força do povo pode mudar. Espalhar esperança e defender a jovem democracia que em toda a nossa história, foi tão maltratada. O direito de expressão, de opinião e de liberdade. O direito à democracia é muito caro para nós e não abriremos mão. Defender o direito de Lula ser candidato é defender a legalidade, é defender esse Brasil: justo”, afirma.

Para Matheus Gringo, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o programa do golpe em curso no Brasil está relacionado também com a crise do capitalismo mundial. E, para a superação desta crise, avalia, o capital exige o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora.

“A perseguição pela qual tem passado o ex-presidente Lula e a tentativa de impedi-lo de disputar as eleições presidenciais neste ano demostram que ele ainda simboliza para a população brasileira a possibilidade de construção de um projeto nacional de superação da crise do capitalismo sem o aprofundamento da retirada de direitos da classe trabalhadora”, destaca.

Da Central Única dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário